Dehonianos

De tempos em tempos, o Espírito Santo suscita no coração da sua Igreja novos carismas, que respondem às necessidades e desafios do mundo contemporâneo. Entretanto, não se contém em apenas dar início a uma obra, mas Ele mesmo, na bondade do Seu Coração, lhe proporciona os frutos e a mantém sempre viva e atual. “Carisma” é como chamamos esses dons de Deus que são doados à Igreja para renová-la e atualizar a vivência do Evangelho. Desta forma, foi manifestado ao mundo o Carisma Reparador da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, que encontrou sua origem e amadurecimento no coração do Venerável Léon Dehon no ano de 1878, em Saint-Quentin, na França. A partir do carisma que Deus suscitou no coração de Dehon, muitas outras pessoas foram chamadas a assumir essa graça em suas vidas, recebendo do seio da Trindade uma vocação específica: Reparadora.

A vivência da Vocação Reparadora no coração da Igreja está fundamentada na experiência pessoal do amor do Coração de Cristo (cf. 1Jo 4,16) que repara os males do mundo através de nós, filhos de Deus chamados a ser Profetas do Amor e Ministros da Reconciliação.

“Com todos os nossos irmãos na fé cristã, confessamos, pela força do Espírito, que Cristo é Senhor, no qual o Pai nos manifestou o seu amor, que continua presente no mundo para o salvar”. (Constituições dos Sacerdotes do Coração de Jesus, 9)

Jesus Cristo é a Encarnação do amor de Deus, o próprio coração da Trindade feito homem. Os discípulos foram enviados por Ele para levar o “nome do Amor” até os confins do mundo. Somente através deste Nome é que eles puderam trazer a cura física, psíquica e espiritual às pessoas. “Ser Reparador” significa, pelo poder do Espírito Santo, ser discípulo e profeta do amor de Cristo para quem mais precisa.

“Somente com amor se reparam as feridas do coração” Léon Dehon

Todos aqueles que se sentem chamados a corresponder a esta vocação, Deus dá a graça da Contemplação, da Reparação e da Evangelização.

Formas de vida

Ao longo dos 135 anos de nossa existência como Congregação, pudemos dar à Igreja bem-aventurados, servos de Deus, mártires e, além disso, oferecemos hoje o nosso sim (ecce venio (eis que venho)), através de cinco estilos diferentes de vida:

Profissão do Votos - Novos Fratres1. Consagrados na vida religiosa: padres e irmãos que vivem sua consagração, em vida comunitária, pela profissão dos votos de castidade, pobreza e obediência, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.

Fraternidade Mariana do Coração de Jesus2. Consagradas na vida religiosa: religiosas que vivem sua consagração pela profissão dos votos. No Brasil temos a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, fundada por Pe. Aloísio Boing em 02/08/1974 em Jaraguá do Sul, com sede atual em Nereu Ramos.

Missionários do Amor Misericordioso do Coração de Jesus3. Consagrados na secularidade: homens e mulheres que vivem sua consagração fazendo os três votos em um instituto secular marcado pela espiritualidade Dehoniana. Citamos dois institutos: Companhia Missionária do Sagrado Coração (Itália) e Missionários do Amor Misericordioso do Coração de Jesus (Portugal).

Dehon Lay group4. Leigos Dehonianos: homens e mulheres, solteiros ou casados, que vivem a espiritualidade dehoniana no ambiente onde vivem e procuram levar o projeto dehoniano a todos os lugares e ambientes pelo seu compromisso apostólico.

Missão Dehoniana Juvenil5. Novas iniciativas Apostólicas: existem outras modalidades de participação no carisma dehoniano. A Missão Dehoniana Juvenil é uma delas. Surgem ainda algumas experiências novas de vida fraterna e apostolado de promoção humana, em fase de discernimento.

 Caminho vocacional para a vida religiosa

“Conscientes do chamado que repercute em toda a nossa vida e desejosos de responder-lhe fielmente, queremos estar atentos a esta ação do Espírito, ajudando a todos, jovens e adultos, a discernir a própria vocação e a ela corresponder, num mundo sempre por evangelizar.” Constituições dos Sacerdotes do Coração de Jesus

Profissão ReligiosaCaso você queira dar início a um processo de discernimento vocacional na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, sente um chamado divino que o incita a entregar-se totalmente ao Reino dos Céus através do nosso carisma, entre em contato com algum religioso nosso na cidade mais próxima de você, ou entre em contato CONOSCO.

Nosso Caminho Vocacional tem duração mínima de um ano. No caso de morar em alguma área próxima ou onde nossa missão está presente, você será acompanhado de maneira periódica por um religioso da Congregação, que o ajudará a discernir o tempo do seu Caminho Vocacional. Depois de ter dado início a esta primeira parte, a segunda etapa será o Encontro Vocacional que acontecerá de uma a duas vezes ao ano em alguma das casas de formação da nossa Província. Este terá a duração padrão de dois a três dias.

Durante o ano vocacional, o vocacionado poderá fazer a experiência de uma semana em nossa casa em São Paulo-SP, vivendo no ritmo de um religioso do Coração de Jesus, na intenção de aprofundar seu chamado por meio de um exercício de intimidade com Deus, do conhecimento do nosso Carisma Reparador, do ser Igreja, da missionariedade e da vivência da vida fraterna. Tal experiência proporciona amadurecimento no chamado que Deus faz a cada um.

Todo vocacionado, mesmo a distância, é assistido e orientado por um Acompanhador Vocacional para que, sob a égide do Espírito, possa discernir se realmente é chamado à vocação Reparadora, se o tempo é esse e, se possui amadurecimento necessário para dar o passo concreto em direção ao ingresso no propedêutico.

 Vocacional a distância

Missão na Indonésia“O Coração de Jesus tem sede de sacerdotes com coragem de ser santos” Padre León Dehon

Aqueles que moram em locais onde não há uma Missão dos Sacerdotes do Coração de Jesus e querem conhecer melhor a nossa Vocação, bem como trilhar um caminho de discernimento vocacional, basta entrar em contato CONOSCO expressando seu desejo de fazer parte do vocacional.

Caso o vocacionado e a Assessoria Vocacional decidam levar todo o Caminho a cabo, o processo se dará segundo as seguintes etapas:

  • Pedido de ingresso no vocacional;
  • Acompanhamento mensal;
  • Experiência de uma semana no Propedêutico em São Paulo;
  • Participação nos retiros de aprofundamento vocacional (proporcionados pelos setores mais próximos) e do estágio geral em São Paulo.

Após o Estágio Vocacional final e com o devido consentimento do seu acompanhador pessoal, o vocacionado poderá pedir ingresso na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, que fará o discernimento final do pedido.

Imagem de Amostra do You Tube

Leave a Reply